Módulo 1 - Descobrindo a Psicologia
Módulo 2 - Desenvolvimento Humano
Módulo 3 - Processos Cognitivos - Emoções e Motivações
Módulo 4 - Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Mário Rui 1ºTAGD
Filme "O bom rebelde"
O filme retrata a vida de um jovem órfão que fazia limpezas numa faculdade. Tinha capacidades invulgares, muitas das quais os génios das ciências não possuíam. Vivia num meio de marginalidade, o comportamento que tinha derivava do meio onde vivia e com as pessoas com quem convivia. Mas esses factores não influenciavam a sua inteligência. Num bar conheceu Skylar, uma jovem que se apaixonou pela sua inteligência. Com a ajuda de um psicólogo ele enfrenta os fantasmas do passado, aceita as suas competências e envolve-se com a amada. A sua inteligência era fenomenal tinha capacidade de raciocínio, de aprendizagem. Tem uma inteligência intelectual em todos os níveis, mas falta-lhe inteligência emocional, só lhe ocorre depois das várias consultas com o psicólogo e quando se apaixona por Skylar.
Filme "Forrest Gump"
Filme "Pára-me de repente o pensamento - Trailer"
Quem nunca quis sentar no banco branco ao lado de Forrest e ouvir as suas histórias?
Logo no início do filme somos apresentados ao personagem principal, Forrest Gump (Tom Hanks numa fantástica atuação), um indivíduo que embora seja inocente e doce, tem um caráter e imaginação fora do normal.
Porém o que poderia ser apenas uma narrativa de pontos importantes, transforma-se numa história de amor.
- Sim, do Forrest com a sua amiga de infância Jenny Curran (Robin Wright). Juntos desde sempre, desde a infância, passando pela adolescencia, a descoberta do sexo, e a dor da partida, quando Jenny decide ir conhecer o mundo.
Um filme que vale a pena e que apresenta atuações memoráveis.
Cafezinho, cigarrinho. Moedinha, outro cafezinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Esperam. Mais uma passa, um cigarro que morre em beata. Terapias que apelam aos sentidos. Rotinas que os puxam para a realidade. É a vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico. A lucidez e a loucura vivem juntas.
Do mundo exterior chega um ator que procura o seu personagem para uma peça de teatro, submergindo no mundo interior dos esquizofrénicos. Os utentes são parte do processo de construção do personagem. No meio da névoa o ator depara-se com um poema de Ângelo de Lima, alienado de condição.
O personagem de teatro nasce.
O cinema documenta.